Make your own free website on Tripod.com
Comune di Carugate

Comune di Carugate

A página não oficial de Carugate na Web ESTATÍSTICAS: Le statistiche di questa pagina (solo in spagnolo)
Italiano - English - Français - Deutsch - Español - Português - Esperanto

O nome Carugate

Ainda hoje é afirmar com precisão o que significa "Carugate".
Diversas interpretações foram feitas ao longo dos séculos. Para alguns, o termo "Carugate" derivaria do latim "carrucata" ("terra cultivável com dois bois") ou de "carribium" ("estrada para carroças"), para outros seria derivado da expressão medieval "Carrugate" (medida agrária), para outros significaria "terras nevoentas" ou "terras ligadas entre si"; há quem encontre vestígios com o latim "carex" ("carice", uma grama de banhados) ou afinidades com o a palavra dialetal "carùga" ("inseto prejudicial à uva" ou "ferramenta para a bater o trigo").
Mas o "Ca(r)ugate" como nós conhecemos só passou a ser assim documentado em 1215. No século XI nós encontramos "Callugate" (1045), "Calugade" (1045 e 1066) e "Calugathe" (1074).
Com isso, Rohlfs afirmou em 1956 no seu "I nomi di persona nei toponimi dell'Italia settentrionale. Il suffisso -ate" ("Os nomes de pessoa nos toponimos da Itália setentrional. O sufixo -ate ") que em "Calugate", "Carugate" encontra-se o nome do povo dos Caluconi citado em um antigo registo da Itália do norte e também mencionado por Plinio, um famoso enciclopedista romano.
O sufixo -ones foi sendo substituído por -ate ao longo do tempo.


Copyright (C) 1998 Tiago Tresoldi